Turismo Cemiterial


Cemitérios são lugares fascinantes, cheios de curiosidades, símbolos, obras de arte e mistérios. O lugar escolhido para o repouso eterno de entes queridos pode ser também uma ilha de silêncio e paz, onde se pode repensar a vida, e caminhar por dentro de si mesmo. A arte cemiterial possui peculiaridades que convidam a uma análise minuciosa, desprovida de preconceitos.
Visite um cemitério. A morte faz parte da vida.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Santa Morte, no México


Líderes de uma controversa seita mexicana que venera a morte, protestaram contra o governo devido a destruição de mais de 30 santuários com a imagem da "santa". Devotos da seita dizem que a Santa Muerte é padroeira dos marginalizados e dos despossuídos, e vem ganhando popularidade na fronteira EUA-México, porque as pessoas estão desiludidas com o catolicismo.
Os santuários normalmente retratam a santa como um esqueleto com uma foice em uma mão e um globo na outra. Os seus adoradores, deixam oferendas como velas, e tradicionalmente, pedem a proteção dos entes queridos falecidos, proteção contra a morte violenta ou vingança sobre os inimigos.
É particularmente popular no México, entre os poderosos traficantes de drogas, uma ligação que explica porque os trabalhadores municipais de Nuevo Laredo estavam protegidos por soldados na semana passada, quando derrubaram com enxadas os santuários em uma estrada na fronteira com Laredo, Texas.
Funcionários municipais disseram que os santuários foram construídos sem permissão em terreno público e adicionalmente, dão à cidade uma má fama.
O movimento enfureceu os líderes da Santa Muerte que convidaram seguidores em todo o México para demonstrar em um protesto, marcado para a semana santa, contra o que acreditam, é uma discriminação religiosa.
"É um ato aberto de intolerância religiosa e um ato de arrogância". "Nós estamos entrando em uma fase de terrorismo religioso e governamental", disse David Romo, o arcebispo da seita. A seita não é reconhecida pela Igreja Católica romana.
O porta-voz da igreja católica no México disse que não está envolvido nas demolições, e acrescentou que não era "nenhum segredo que esta organização religiosa é associada com narcotraficantes e o crime organizado... não só é supersticiosa, mas diabólica."

Extraído de: http://arquivosdoinsolito.blogspot.com/2009_03_01_archive.html

Um comentário:

  1. BOM na verdade acho que sempre todos tivemos adimiracao pela morte pos ela nunca e culpada sabe realmente como fazer as coisas e nada sobrar a ela porem ninguem sabe ao certo pra ond vamos quando morremos...mais sabemos que uma hora isso acontese com nos ou alguem de nossa familia ou parente ....mais nunca estamos escape de suas fasanhas....jander j nunes

    ResponderExcluir