Turismo Cemiterial


Cemitérios são lugares fascinantes, cheios de curiosidades, símbolos, obras de arte e mistérios. O lugar escolhido para o repouso eterno de entes queridos pode ser também uma ilha de silêncio e paz, onde se pode repensar a vida, e caminhar por dentro de si mesmo. A arte cemiterial possui peculiaridades que convidam a uma análise minuciosa, desprovida de preconceitos.
Visite um cemitério. A morte faz parte da vida.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Diros - Grécia: descoberto túmulo raro de casal abraçado


A descoberta aconteceu em Diros, um sítio na costa da península do Peloponeso, um lugar que provavelmente passou a ser habitado a partir de 6.000 anos a.C, segundo um comunicado das autoridades gregas.
"O enterro de um casal abraçado é extremamente raro, e o túmulo de Diros é um dos mais antigos do mundo, se não o mais velho (descoberto) até agora", indica o ministério.
A análise de carbono determinou que o túmulo data de 3.800 anos antes de nossa era e testes de DNA mostraram que correspondem a um homem e uma mulher, apesar de não poder identificar suas idades.
Nas escavações, que começaram há seis anos e terminaram no ano passado, também foram descobertas as ossadas de um menino e de um feto, além de um ossário contendo os restos mortais de doze pessoas.
No local, de cerca de quatro metros de largura, também foram encontrados objetos de cerâmica, contas de vidro e uma adaga. Segundo as autoridades, o sítio é "único" para este período histórico.
"Podemos afirmar com segurança que esta área tinha uma função na memória coletiva desses grupos como um cemitério durante cerca de mil anos", disse o ministério.

 Extraído de: http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/entretenimento/2015/02/12/arqueologos-descobrem-casal-abracado-em-tumulo-pre-historico-na-grecia.htm
Leia mais em: http://zip.net/bqqNx9

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Quem tem medo de Giger?

         O universo surreal e totalmente perturbador de Hans Ruedi Giger, um dos artistas mais importantes desse século, foi preservado e recriado em um dos museus mais completos do mundo, dedicados à sua arte. Localizado na pequena cidade de Gruyères, na Suíça francesa o museu oferece também a possibilidade de um primoroso tour virtual.

Dividido em três andares revestidos por paredes negras e chão com hieróglifos em alto-relevo com obras de Giger, o espaço abriga 250 obras como esculturas, desenhos, pinturas monocromáticas em grande formato feitas com aerógrafo, e bonecos originais criados por Giger para a sequência de quatro filmes que teve início em 1979 com direção de Ridley Scott.

 Para os fãs mais ardorosos há ainda a possibilidade de adquirir peças e objetos relacionados ao trabalho do artista.

Para conhecer o museu pessoalmente:
MUSEUM HR GIGER
Château St. Germain
1663 Gruyères
Tel.: +41 26 921 22 00
Fax: +41 26 921 22 11
E-Mail: info@hrgigermuseum.com


Para uma visita virtual:
http://www.hrgigermuseum.com/