Turismo Cemiterial


Cemitérios são lugares fascinantes, cheios de curiosidades, símbolos, obras de arte e mistérios. O lugar escolhido para o repouso eterno de entes queridos pode ser também uma ilha de silêncio e paz, onde se pode repensar a vida, e caminhar por dentro de si mesmo. A arte cemiterial possui peculiaridades que convidam a uma análise minuciosa, desprovida de preconceitos.
Visite um cemitério. A morte faz parte da vida.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cemitério do Bonfim de Belo Horizonte


O Cemitério do Bonfim em Belo Horizonte reúne uma vasta coleção de obras de arte da Belle Epoque, com peças de artistas consagrados na Europa e Estados Unidos. O espaço está sendo inventariado pelo IEPHA de Minas Gerais, e logo estará contando com visitas monitoradas. A identificação do acervo constatou esculturas de rara beleza, assinadas por nomes como Ettore Ximenes, Oreste Natali e João Scuotto, entre outros. Na foto um dos mausoléus mais suntuosos do cemitério, o túmulo de Raul Soares, todo em bronze e granito, de Ximenes, autor do famoso monumento à Independência em São Paulo, trabalho que assina junto com o arquiteto Manfredo Manfredi.
O Cemitério do Bonfim também é palco da famosa lenda urbana da "Loira do Bonfim", fantasma de uma mulher jovem e bonita que assombrava os taxistas na década de 50, mencionada nas obras de escritores como Pedro Nava e Carlos Drummond de Andrade.


Cemitério do Bonfim, Belo Horizonte
Rua Bonfim, 1120 - Bairro Bonfim

5 comentários:

  1. Hemos visitado tu blog en castellano,y èste tambien lo encontramos fantàstico.Somos Esther y Tony de "Imatges de pedra i silenci".Un abrazo

    ResponderExcluir
  2. Es un placer muy grande recibir la visita. Sean siempre bien venidos. Gracias!

    ResponderExcluir
  3. Eu fui la hoje e gostei muito. E um lugar bom para se visitar, pena que não e aberto a noite.

    ResponderExcluir
  4. la e muito bom eu vo la e mi sinto bem mi tras uma paz

    ResponderExcluir