Turismo Cemiterial
Visite um cemitério. A morte faz parte da vida.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
A Arte Cemiterial e suas peculiaridades
A arte praticada nos cemitérios não obedece aos mesmos critérios de outros locais onde seja colocada para ornamentação ou contemplação. Nos túmulos a arte exerce uma função muito mais complexa, e sua responsabilidade é bem mais ampla. Alguns símbolos são estilizados, e os elementos religiosos predominam na iconografia. Na verdade é bastante compreensível que a religiosidade tenha ocupado a grande lacuna deixada pela morte, e pela incompreensão humana diante da finitude da vida.
As esculturas são quase sempre dotadas de fortíssima expressão dolorosa, perplexidade e descontentamento. A hierarquia angelical exerce suas funções pranteadoras em cada uma das figuras estimatizadas ao longo da história da humanidade. E embora surjam, não raras vezes, elementos eróticos, é sempre a finitude da vida expressa na sua forma mais contundente que se expressa nas esculturas cemiteriais.
A arte tumular não prima pela originalidade, por isso é bastante comum se encontrar a mesma figura diversas vezes em sepulturas diferentes, mas em cada situação uma perda diferente.
A simbologia utilizada se repete em todas as culturas, e em breve será publicado neste blog uma relação dos mais recorrentes.
Liliane Rosa
Fotos: Cemiterio Père Lachaise, Paris. (Fotos: Liliane Rosa)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Belíssimo tema!
ResponderExcluirVou acompanhar seu trabalho.
Será uma alegria e um prazer compartilhar minhas pesquisas. Volte sempre, pois o blog está em constante atualização.
ResponderExcluir