Turismo Cemiterial


Cemitérios são lugares fascinantes, cheios de curiosidades, símbolos, obras de arte e mistérios. O lugar escolhido para o repouso eterno de entes queridos pode ser também uma ilha de silêncio e paz, onde se pode repensar a vida, e caminhar por dentro de si mesmo. A arte cemiterial possui peculiaridades que convidam a uma análise minuciosa, desprovida de preconceitos.
Visite um cemitério. A morte faz parte da vida.

domingo, 15 de novembro de 2009

Funeral Simbólico em Veneza



VENEZA, ITÁLIA (Reuters) - Neste sábado, 14/11/2009, uma procissão de gôndolas acompanhou um caixão rosa pelo Grande Canal de Veneza no sábado numa representação de um funeral em protesto contra a forte queda na população da cidade.

Porta-estandartes com capas negras acompanharam o caixão todo enfeitado de flores que simboliza a morte da "Rainha do Adriático" por causa do aumento do turismo, das águas e dos custos de moradia e de um decréscimo no índice de natalidade e na qualidade dos serviços públicos.
O caixão foi levado à prefeitura da cidade, onde foram lidos uma mensagem de pêsames e um poema no dialeto veneto.
Enquanto turistas e pedestres sacavam fotos e abriam garrafas de vinho, uma bandeira com a imagem da fênix saiu do caixão para simbolizar o renascimento da cidade ameaçada.
O protesto, organizado pelo site local Venessia.com, foi inspirado em um relatório do mês passado que indicava uma queda na população da cidade para menos de 60.000, o mínimo para que uma cidade seja independente na Itália.
A população de Veneza caiu pela metade desde 1966 à medida que residentes saíam para buscar trabalho em outros lugares e os custos de moradia disparavam, já que as casas tornaram-se pousadas ou hoteis.
Aproveitando-se da aglomeração de pessoas reunidas para o protesto, pesquisadores do instituto politécnico de Worcester, dos Estados Unidos, retiraram amostras de saliva para identificar venezianos autênticos geneticamente, disse a agência de notícias Ansa.

2 comentários:

  1. Recuerdo que, casualmente, cuando estuve en Venecia lo primero que vi, fue un ataúd sobre una góndola por el gran canal. Buen articulo.
    Sugerencia: A ver si puedes incluir un traductor en tu blog. Es apasionante.

    ResponderExcluir
  2. Gracias! Te invito a conocer tambien la version en español: http://turismocementerial.blogspot.com

    ResponderExcluir