Turismo Cemiterial


Cemitérios são lugares fascinantes, cheios de curiosidades, símbolos, obras de arte e mistérios. O lugar escolhido para o repouso eterno de entes queridos pode ser também uma ilha de silêncio e paz, onde se pode repensar a vida, e caminhar por dentro de si mesmo. A arte cemiterial possui peculiaridades que convidam a uma análise minuciosa, desprovida de preconceitos.
Visite um cemitério. A morte faz parte da vida.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

25 de dezembro é um dia muito especial

Este é o dia em que se comemora o nascimento daquele que veio para nos trazer a luz, e mudar totalmente a nossa forma de entender o mundo:
Sir Isaac Newton!






Uma de suas primeiras colaborações foi a respeito das séries binominais.Por volta de 1665, Newton interessou-se pela luz e pela óptica. Revelou suas descobertas sobre cor e luz à Royal Society (Academia de Ciências), em Londres. Assim, começou a tornar-se um famoso cientista. Trabalhou em outros ramos da Matemática e inventou uma técnica nova, que chamou de método de fluxões. Este constituiu a base para o que hoje se chama de cálculo diferencial e integral. Com ela, Newton calculou áreas limitadas por figuras cujos lados não são retos, cumprimento de curva, volume, velocidade, etc. Newton escreveu o livro Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, mais conhecido como Principia. Nesse livro, publicado em 1687, Newton mostrou que a lei do inverso do quadrado explicava o movimento dos planetas: em elipse e não em circunferências.São inúmeras suas contribuições para as ciências em todas as áreas. Ao receber da rainha Ane a condecoração de cavaleiro, em 1705, Newton tornou-se o primeiro Sir da ciência.



Túmulo de Sir Isaac Newton, sepultado com honrarias na Abadia de Westminster, Londres.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Lazer e exercicios no Cemitério


Numa cidade com índices de violência preocupantes e trânsito cada dia mais congestionado, a população recorre a lugares inusitados para curtir momentos de lazer. Para os moradores dos bairros Portão, Fazendinha, Cidade Industrial e adjacências, de Curitiba/PR. o Cemitério Jardim da Saudade virou ponto de encontro e de prática de atividades físicas.
Todas as manhãs, dezenas de pessoas percorrem a pé as vielas do cemitério. Algumas aproveitam e visitam túmulos de parentes e amigos, mas o interesse da maioria é apenas exercitar o corpo. “Normalmente é um pessoal de mais idade, que aproveita a paisagem e a tranqüilidade”, contou o segurança João Evangelista. A administração do cemitério não restringe as caminhadas dos usuários — apenas as corridas são proibidas.
Assim como nos parques, os horários mais procurados pelos praticantes são o início da manhã e o final da tarde. Os primeiros “caminhantes” chegam já às 6h30, horário de abertura dos portões. A noite, o local é fechado.

Embora inevitavelmente fúnebre, o cemitério tem área verde e quantidade de árvores que garantem ares de parque. Os jazigos no chão, junto à grama, completam o clima bucólico, e lanchonete e banheiros garantem a infra-estrutura mínima.
Para os freqüentadores, outro fator que torna o cemitério atrativo é a segurança. Além de corpo interno de seguranças, o cemitério conta com câmeras de vigilância espalhadas pelo terreno de cerca de 70 mil metros quadrados. A ausência de parques na região, uma das mais populosas de Curitiba, também influi. Momento e locais perfeitos para se pensar em melhorar a qualidade da vida.



Fonte: http://www.bemparana.com.br/index.php?n=59643&t=cemiterio-vira-local-de-caminhadas-da-populacao

domingo, 6 de dezembro de 2009

Mensagem do além já é possível


Toda hora, alguém inventa uma novidade na internet.

A última, ou uma das últimas, é o e-mail póstumo. Se você receber de algum amigo ou conhecido uma mensagem intitulada "Eu morri", pode não ser brincadeira.

A idéia tem lógica: uma empresa organiza suas informações e trata de enviá-las a quem delas deva ter conhecimento, até para dar andamento a coisas que eram iportantes para o falecido.

Informarão aos beneficiários onde estão suas apólices de seguro, comunicarão decisões do morto, enviarão mensagens de despedida, farão revelações que não conviria serem feitas em vida, etc.

Por uma cota anual de 6 euros para 20 gigas de espaço, você pode abrir uma conta na assetlock.net ( http://assetlock.net/ ) , onde poderá deixar suas intruções pós-morte, inclusive senhas de banco e de e-mail.

Existem outras opções, como letterfrombeyond.com (carta do além ponto com). É possível até deixar uma mensagem raivosa para um patrão que você detesta, ou outra pessoa qualquer...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cemitérios tecnologicamente preparados para o futuro

Cemitérios ocupam grandes espaços e alguns tentam antecipar soluções para possíveis problemas ambientais. Na Austrália, por exemplo, cadáveres serão sepultados em uma reserva natural. No Cemitério Lismore Memorial Park, que fica em Nova Gales do Sul , o cadáver é enterrado entre árvores de eucalipto que exalam um leve perfume no ar, compartilhando a paz e a quietude de um santuário de Coalas. A preocupação com o meio ambiente não está apenas em resolver problemas de espaço. O local utiliza somente caixões de madeira reciclada, ou pinho de reflorestamento, e evita a cremação, que libera gases prejudiciais na atmosfera terrestre. Para que os parentes não se percam no meio do mato, a posição de cada cadáver é cadastrada com uma latitude e uma longitude, um GPS irá fornecer a localização. Para evitar que o visitante derrame lágrimas na cova de outrem, o cemitério garante que “cada corpo estará a pelo menos 5 metros de distância um do outro“, pois “o sistema GPS não possui qualidade posicional suficiente para que os mortos sejam enterrados mais próximos“.



Provavelmente, os administradores desconhecem o erro médio de posicionamento em um GPS de Navegação ou pretendem localizar os corpos com equipamento geodésico ou usando diferencial para afirmar que 5 m é suficiente para uma localização inequívoca. Desta maneira, é possível que muitos familiares se prostrem diante de moitas, árvores, pedras, acreditando que estarão diante dos restos de seus familiares. Para incentivar o aumento da população neste tipo de cemitério, o enterro chega a custar até US$ 1.000 a menos do que um tradicional. Segundo a administração do cemitério, não se trata de uma jogada de marketing para que empresas de GPS vendam mais aparelhos à pessoas que visitem com alguma regularidade seus parentes que já morreram. Eles informam que os aparelhos serão emprestados aos visitantes.

http://tecnologia.terra.com.br/