Turismo Cemiterial


Cemitérios são lugares fascinantes, cheios de curiosidades, símbolos, obras de arte e mistérios. O lugar escolhido para o repouso eterno de entes queridos pode ser também uma ilha de silêncio e paz, onde se pode repensar a vida, e caminhar por dentro de si mesmo. A arte cemiterial possui peculiaridades que convidam a uma análise minuciosa, desprovida de preconceitos.
Visite um cemitério. A morte faz parte da vida.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Lazer e exercicios no Cemitério


Numa cidade com índices de violência preocupantes e trânsito cada dia mais congestionado, a população recorre a lugares inusitados para curtir momentos de lazer. Para os moradores dos bairros Portão, Fazendinha, Cidade Industrial e adjacências, de Curitiba/PR. o Cemitério Jardim da Saudade virou ponto de encontro e de prática de atividades físicas.
Todas as manhãs, dezenas de pessoas percorrem a pé as vielas do cemitério. Algumas aproveitam e visitam túmulos de parentes e amigos, mas o interesse da maioria é apenas exercitar o corpo. “Normalmente é um pessoal de mais idade, que aproveita a paisagem e a tranqüilidade”, contou o segurança João Evangelista. A administração do cemitério não restringe as caminhadas dos usuários — apenas as corridas são proibidas.
Assim como nos parques, os horários mais procurados pelos praticantes são o início da manhã e o final da tarde. Os primeiros “caminhantes” chegam já às 6h30, horário de abertura dos portões. A noite, o local é fechado.

Embora inevitavelmente fúnebre, o cemitério tem área verde e quantidade de árvores que garantem ares de parque. Os jazigos no chão, junto à grama, completam o clima bucólico, e lanchonete e banheiros garantem a infra-estrutura mínima.
Para os freqüentadores, outro fator que torna o cemitério atrativo é a segurança. Além de corpo interno de seguranças, o cemitério conta com câmeras de vigilância espalhadas pelo terreno de cerca de 70 mil metros quadrados. A ausência de parques na região, uma das mais populosas de Curitiba, também influi. Momento e locais perfeitos para se pensar em melhorar a qualidade da vida.



Fonte: http://www.bemparana.com.br/index.php?n=59643&t=cemiterio-vira-local-de-caminhadas-da-populacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário