Turismo Cemiterial


Cemitérios são lugares fascinantes, cheios de curiosidades, símbolos, obras de arte e mistérios. O lugar escolhido para o repouso eterno de entes queridos pode ser também uma ilha de silêncio e paz, onde se pode repensar a vida, e caminhar por dentro de si mesmo. A arte cemiterial possui peculiaridades que convidam a uma análise minuciosa, desprovida de preconceitos.
Visite um cemitério. A morte faz parte da vida.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Cabeça do santo padroeiro das doenças genitais será leiloada


A cabeça de um monge beneditino conhecido como Vital de Assis e considerado o "santo padroeiro das doenças genitais" será leiloada em County Meath (Irlanda).

Vital nasceu na Úmbria (Itália), no século XIV, e teve uma juventude considerada imoral e libinosa. Em uma tentativa de se redimir dos pecados, ele iniciou uma série de peregrinações pela Europa e acabou recluso em um monastério beneditino em Subiaco. Após deixar o local, passou a viver como ermitão em Assis, abrindo mão de todos os bens materiais.

O religioso morreu em 1370. A Vital foram atribuídos vários milagres - todos relacionados a problemas com a bexiga e a genitália. O italiano se tornou santo.

Não se sabe como a cabeça do santo foi parar na Irlanda.

http://oglobo.globo.com/blogs/moreira/#383661

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Um cemitério dentro do museu - memorial polêmico do 11/09

No momento em que a tragédia de 11 de setembro completa 10 anos e que o principal responsável pelo atentado terrorista que matou 2.752 pessoas só em Nova York é finalmente exterminado, surge um novo problema. Trata-se da construção do Museu e Memorial Nacional 11 de Setembro, no Marco Zero da cidade, que abrigará os restos humanos dos mortos nos ataques. O monumento está mexendo com os nervos de muitas famílias americanas. “Eu me oponho 100% ao projeto do museu. Eu acho que é antiético, imoral e insensível”, disse ao site de VEJA Sally Regenhard, mãe de um bombeiro de 28 anos que morreu nos atentados e porta-voz das famílias descontentes com o projeto.





Organizado por uma associação que descreve seus objetivos como não-lucrativos, o museu vai expor pedaços e objetos que restaram das torres do World Trade Center com a proposta de educar os visitantes sobre o pior atentado terrorista da história dos Estados Unidos. A primeira parte do projeto será inaugurada no aniversário de 10 anos da tragédia. Já o memorial, localizado dentro do museu - porém em uma área separada e restrita - vai homenagear as vítimas. O espaço será dedicado a mostrar quem eram essas pessoas com fotografias, lembranças, objetos pessoais e mensagens de parentes.

O objetivo é explorar a dimensão da perda humana nos ataques. Plano - O museu e o memorial ocuparão metade da área do Marco Zero, que tem 65.000 metros quadrados (cerca de oito campos de futebol). O projeto é composto basicamente por um pavilhão de aço. Ao seu redor, decorarão o ambiente duas piscinas, preenchidas apenas com cascatas de água, exatamente no local onde ficavam as duas torres. Dentro do pavilhão, haverá um auditório, um café e sete andares subterrâneos, que fazem parte da construção original do World Trade Center. No subsolo, ficará o memorial com os restos mortais das vítimas.
Fonte: Veja

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Egito abre seis túmulos da era Tutancâmon para visitação

Depois de cuidadosa restauração, o governo egípcio abriu para visitação seis túmulos da era de Tutancâmon, que têm mais de três mil anos de história. Os mais importantes, o túmulo de Maya e do general Horenheb, ficam próximos de Cairo, a cerca de 30 quilômetros ao sul na cidade de Saqqara. O ministro das Antiguidades, Zahi Hawass, disse que a restauração foi meticulosa e, para proteger os afrescos, foram colocadas placas de vidro nas paredes.
Maya era o tesoureiro de Tutancâmon e Horenheb, chefe do exército. Suas tumbas ficam no cemitério real do Novo Império. Horenheb sucedeu o faraó e foi o último da 18ª dinastia. E o curioso é que quem foi enterrado na sepultura agora aberta ao público foi mulher do militar, não ele. Horenheb ergueu sua própria tumba quando se tornou faraó, no Vale dos Reis, em Luxor, cidade ao sul do Egito.
A ação inédita procura atrair turistas para o Egito, que perdeu mais de US$ 20 bilhões com a crise política que derrubou o presidente Hosni Mubarak, em fevereiro.

terça-feira, 17 de maio de 2011

A morte como ela é

Este é o título de uma apresentação de Power Point concebida pelo escritor e blogueiro Fernando Tomazzi.
Com trilha sonora perfeita, e permeado de belas frases pronunciadas por pessoas que aprendemos a respeitar, Tomazzi se baseou em idéias dos cientistas Carl Sagan e John Haldane para construir  sua teoria a respeito da morte. Conhecido por seu  humor inteligente e refinado, neste trabalho aborda o tema com a seriedade de um ateu que refletiu  profundamente, e concluiu que a vida é importante demais para ser desperdiçada, e morrer é apenas dormir, descansar - uma linda forma de pensar no fim da vida.  O material pode ser baixado, visto e divulgado através do link:http://www.4shared.com/file/M8vTrSV7/A_Morte_Como_Ela_.html

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Cemitério ordena destruição de jazigo por ser muito sexy

O jazigo que abriga o corpo de Carolin Wosnitza terá que ser destruído. A administração do cemitério em Ohlsdorf (Áustria) acha que o túmulo da atriz pornô, que morreu aos 23 anos, é considerado muito sexy, e não condiz com o espírito do local. O jazigo é enfeitado com fotos da atriz, incluindo uma em que ela é vista de roupão.

"Sexy Cora", como Carolin era conhecida, morreu no início do ano após complicações em cirurgia para turbinar os seios em uma clínica de Hamburgo (Alemanha).

O viúvo, Tim Wosnitza, recebeu a ordem do cemitério, que é o maior do mundo, com cerca de 260 mil túmulos. Ele gastou cerca de 40 mil reais para erguer o jazigo, segundo o "Daily Record"."Ela era uma mulher bonita. Como pode ofender?", questionou.

Foto da atriz:
http://oglobo.globo.com/blogs/moreira/posts/2011/05/12/cemiterio-ordena-destruicao-de-jazigo-por-ele-ser-muito-sexy-379936.asp