Turismo Cemiterial


Cemitérios são lugares fascinantes, cheios de curiosidades, símbolos, obras de arte e mistérios. O lugar escolhido para o repouso eterno de entes queridos pode ser também uma ilha de silêncio e paz, onde se pode repensar a vida, e caminhar por dentro de si mesmo. A arte cemiterial possui peculiaridades que convidam a uma análise minuciosa, desprovida de preconceitos.
Visite um cemitério. A morte faz parte da vida.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Revitalização do Cemitério da Saudade em Belo Horizonte

O Cemitério da Saudade, na região Leste de Belo Horizonte, vai passar por um processo de revitalização. Fundado há 70 anos,  já realizou 354.334  enterros na cidade, mas nunca foi reestruturado.

De acordo com o chefe da administração do local, Eduardo di Flora, um dos principais pontos previstos no projeto é dobrar a quantidade de salas de velório, atualmente, quatro.

Além disso, estão previstas a instalação de uma guarita na entrada, a construção de uma lanchonete, a reforma da administração e dos vestiários e melhorias no escoamento da água pluvial e no solo do terreno, para evitar erosões.

Segundo a administração, ainda não há data para início  da obra. A licitação para a escolha do responsável ainda está em andamento. 

Cemitério da Saudade em Belo Horizonte


Fichários


 Outra novidade é a digitalização dos registros dos enterrados no local, que ainda são realizados em fichas manuais. Segundo Di Flora, uma reunião de representantes da prefeitura, prevista para hoje, deve definir a data para o início de um projeto-piloto do trabalho. Ele adiantou que, por enquanto, dois estagiários vão digitalizar as fichas. "A quantidade vai aumentar conforme o desempenho do projeto".







Reportagem de Karina Alves  Publicada no Jornal OTEMPO em 04/10/2012
Link para a matéria: http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=213161,OTE

Um comentário: