Turismo Cemiterial


Cemitérios são lugares fascinantes, cheios de curiosidades, símbolos, obras de arte e mistérios. O lugar escolhido para o repouso eterno de entes queridos pode ser também uma ilha de silêncio e paz, onde se pode repensar a vida, e caminhar por dentro de si mesmo. A arte cemiterial possui peculiaridades que convidam a uma análise minuciosa, desprovida de preconceitos.
Visite um cemitério. A morte faz parte da vida.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Características exclusivas da arte tumular


Houve um tempo em que os cemitérios eram praticamente o único lugar onde os artistas podiam exercitar sua liberdade criativa. A falta de controle e censura acabou por conferir características muito peculiares à arte tumular. Foi um momento particularmente interessante por exemplo, para que os anjos ganhassem sexo, e não raro também alguma dose de erotismo.A beleza e a sensualidade estão muito presentes, e algumas peças com certeza provocariam escândalo, se expostas em outros locais. Existe a possibilidade de que a natureza do local, e o fato de ser visto como espaço maldito, tenha terminado por proteger a liberdade criativa, e o que se vê ornando alguns túmulos, seria digno de grandes galerias de arte.


Mesmo as carpideiras, que tiveram um papel tão importante no passado, agora em pedra e bronze, ainda demonstram toda a sua feminilidade nas vestes esvoaçantes, eternizadas em seu pranto infinito.  Já foram catalogados mais de 700 símbolos na arte cemiterial, e alguns ainda em fase de pesquisa para se compreender porque seriam utilizados nas tumbas.
A incrível beleza plástica já justifica uma visita despretensiosa a um cemitério, mas aos poucos o país vai percebendo que as visitas monitoradas, com guias preparados para explicar os símbolos e as peças artisticas, e as informações coletadas, tornam o passeio muito mais rico e prazeroso.

Imagens: Anjos - Cemitério de Ribeirão Preto
                  Último adeus (túmulo da família Cantarella) - Obra de Alfredo Oliani

4 comentários:

  1. Olá Liliane!

    Sou aluna de Arte e esse ano farei meu TCC,que escolhi ser Arte Cemiterial.Seu blog tem me ajudado bastante,parabéns ^^!
    Se não for incômodo,gostaria que voc~e me desse uma dica de alguma bibliografia que eu possa ler.
    Estou sempre aqui te visitando.Os Posts são muito interessantes!
    Bjo,Dayane.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dayane,
    obrigada pelo retorno, e pela presença! Será um grande prazer ajudá-la em seu trabalho. Tenho uma vasta bibliografia de estudos cemiteriais que posso compartilhar, e com certeza será muito útil a você. Escreva para turismocemiterial@hotmail.com e eu te retornarei. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Liliane bom dia!
    Gostaria muito que vc me ajudasse, enviando algumas indicaçoes sobre bibiografia de estudo sobre arte cemiteraial. Conforme te falei por e-mail estou fazendo meu tcc sobre a comunicação atraves da arte cemiterial.
    Abraço,
    Marilia Cardoso
    mariliarmello@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Liliane.

    Preciso da sua ajuda, estou fazendo TCC de Turismo Cemiterial, gostaria de indicações de autores, matérias, pesquisas e outros tipos de material literário pra dar embasamento no meu TCC. Aguardo o seu retorno, meu e-mil é vitoralenncar@hotmail.com.
    Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir